Menstruação é o sangue da vida!

Que tal olhar com outros olhos o seu corpo, o seu sangue, o seu ventre, a sua vida?O sangue menstrual, representa o poder de criar vida que conecta as mulheres com o próprio universo. Menstruar é um fato central na vida de qualquer mulher. Entre as diferenças que existem entre homens e mulheres, ‘sangrar sem morrer’ certamente é uma das mais significativas e que deixou forte impressão na mente humana, desde o primórdio dos tempos. Para nossas ancestrais da Idade da Pedra, o sangue menstrual era sagrado.
A palavra sacramento provavelmente se origina de sacer mens, literalmente, menstruação sagrada. Menstruação significa “mudança de lua”. Tem como sílaba-raíz mens, mensis, e está na origem da contagem do tempo. Forma palavras como medida, dimensão, metro, mente, para citar algumas. Ao longo dos milênios, as mulheres têm desaprendido a arte de menstruar, de fluir com a vida. O que era sagrado tornou-se proibido, sujo, contaminado. A regra passou a ser esconder a regra. O resultado disto foi que o evento central na vida de toda mulher madura tornou-se invisível. Mesmo mulheres “liberadas” acreditam que suas regras (aquilo que as rege) são uma inconveniência que deveria ser eliminada.
A decantada imprevisibilidade feminina é, em grande parte, decorrente das oscilaçes a que a mulher está submetida, ao longo de seu ciclo mensal. É expressão da imprevisibilidade da própria vida. Se você quiser se conhecer melhor como mulher: fique atenta ás oscilações que você sente durante seu ciclo menstrual· observe a lua e note a diferença de menstruar na lua cheia ou lua nova· anote seus sonhos e veja as diferenças entre ovulação e menstruação.· elabore um mapa dos padrões para ajudar você a programar seu ‘tempo da lua’.
Divya PremNaturologa especializada na ginecologia natural

Oi! Fale conosco :)